A ferramenta comunicação deverá estar sempre presente em todas as etapas do atendimento ao cliente. Não podemos ter como certo, que o nosso cliente entenderá o que significa termos técnicos complexos, sem ao menos darmos uma explicação de profissional para leigo. Ao invés de se “auto-valorizar” dizendo termos que só profissionais da área entenderão, que tal se colocar no lugar do cliente, e codificar a nomenclatura técnica. No mínimo alguns profissionais podem até achar que isso os coloca num patamar de destaque perante seus pares, mas na verdade o cliente tem maior poder de compra quanto detém um mínimo de conhecimento sobre aquilo que está adquirindo.
Precisamos ser ótimos profissionais, isso não há dúvida, mas precisamos também entender tão bem os nossos Clientes, que um olhar mais acurado sobre suas necessidades e desejos, poderá determinar a fidelização daqueles que garantem o sucesso do nosso negócio.
Se você é um daqueles profissionais que acreditam que está muito acima dos seus Clientes, cuidado, estamos na era do profissional servidor, ou seja, a serviço do Cliente, e neste aspecto, precisamos tratá-lo tão bem, de modo que o profissional e toda a sua equipe esteja no fiel propósito de tornar sua estadia tão agradável, que ele queira voltar e trazer mais pessoas consigo, e ou indicá-las para consumir seus produtos e serviços. O dia que os seus Clientes te abandonarem, acaba também o seu negócio.
Pense nisso e faça a diferença!
Augusto Dutra